terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Que dê rosas

As horas martelam-me olheiras
E as fontes latejam impunes.

Prometi amanhãs e atraso-me no hoje.

As pálpebras estremecem oráculos
De insónias inevitáveis.

Esboroa-se a caliça dos meus dias
Na velocidade da noite.

É quase hora de ti e eu sem saber de mim.




Se existir uma onomatopeia
Que me defina
Que se cale.

E os monótonos ruídos noctívagos
Que me espelham
Soltam fulgentes tons.

Bem os ouço,
Sempre aos pares
Como se eu fosse dois:

Eu e a sombra.

Ou a sombra e eu...

Ou eu apenas
Sombra.



Esta semente que me germina
Nas unhas negras da terra esgravatar
É de erva bravia,
Pois no meu corpo decomposto
No frio de um inverno alheio
Os vermes nada transformam.
É só veneno que em mim nasce
E tu a beberes do meu orvalho...

Por isso recuso chorar.


Dou um piparote na esquina,
Volto à rua.
Um riso de criança e um berro adulto.
As passadas apressadas dum cão vadio
E o olhar desconfiado dum gato.
Tudo é mansidão na pressa das horas.
As sombras que o pináculo projecta
Rasgam o sol de Inverno,
Como se até a isso a igreja se opusesse.

Não fumo o cigarro do velhote
Nem bebo o copo do outro,
Dolentes à porta do tasco.

Vejo-te subir a estrada.
Só isso importa.

Só isso importa...


Agora que o teu leito tem cova
Ali, mesmo a teu lado,
Já me posso ir embora.

Esse espaço não tem dono,
Não consta do registo predial.
Podes alugá-lo ou deixá-lo
Em pousio; ou cultivá-lo.
Estrume deixei eu bastante...
Espero que chegue pra dar rosas.

Sem comentários:

Enviar um comentário