terça-feira, 26 de abril de 2011

Por razões

1.
Provei-te o corpo húmido
No sal da minha língua;
Se hoje bebo água é da ressaca
Da embriaguês real, não do amor.

2.
Por aqui desce o vento,
Cumprimenta-me num bailio
E segue rua abaixo.
-Às vezes, criança, rua acima-.
Um gato vadio leva consigo imagens minhas;
Na janela sobranceira um canário titirita.
O sol queima. O telemóvel não toca.
Sou livre! Não uso.

3.
Esperei por ti sabendo que não virias.
Eu sempre espero por ti sabendo que não virás.
...
Tu nunca me surpreendes!

4.
Amei-te nem sei bem como;
Não no turbilhão dos lençóis
Nem no sorriso do sofá.
Amei-te na conjugação do verbo
E hoje desconjugado ainda tenho
Futuros teus.
Não sei quais as condições...

5.
Ando triste de mim;
Trago saudades de ontens
E outros dias além.
Queria Hamburg e uma Bier
Um Döner ou Currywurst;
Queria adormecer, mais não.
Porque me tocas se entendes?...

6.
Surgisses tu que nem deus
Num poema de Caeiro e dissesses:
-Cá estou eu!
Tomar-te-ia veloz
Até ao inferno de Dante.

7.
Tu que falas de amor
Quando me vou,
Que fazes tu quando não estou?
De leito em leito te passeias,
Entre mãos e pernas te aconchegas.

Tu que falas de amor
Quando não vou,
Que fazes tu quando estou?
Que fazes tu?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário